sexta-feira, 29 de junho de 2007

CONSTANTES GRAVITACIONAIS E O FIM DE TUDO

Até o universo é finito. Um dia tudo isso irá se acabar. Bum!
Segundo o poeta T.S. Elliot, o mundo vai se acabar, não numa explosão, mas num suspiro.
Em minhas incursões pelos livros de física aprendi que até algum tempo atrás a dúvida sobre o destino do universo balançava entre três hipóteses.
A primeira, considerava que se a constante gravitacional fosse maior do que 1, toda a massa existente iria se expandir até um determinado ponto e a partir daí começaria uma regressão até voltar ao ponto inicial que deu origem ao big bang, ficando infinitamente brincando de sanfona cósmica: big bang - big crunch.
A segunda hipótese pressupõe uma constante gravitacional tendendo para o zero, o que significaria que um dia a expansão iria se estabilizar e o universo seria eterno e imutável a partir daí.
E a terceira hipótese é a de que a constante gravitacional pode ser menor do que zero. O resultado disso é que a matéria existente, já em expansão desde o big bang, escaparia da força da gravidade e não tendo energia para manter-se coesa iria tornando-se cada vez mais rarefeita até desaparecer por completo. E depois disso, fim, the end, acabou mesmo!
"Never more!", diria o corvo de Edgar A. Poe.
É claro que a terceira hipótese é que está correta, né? Tinha que ser!

4 comentários:

Luiz Leitão da Cunha disse...

Ontem eu pensava a respeito da consciêencia e me recordei de uma vez em que desmaiei, ano passado. Bati a cabeça ao desfalecer, e quando voltei, percebi que tinha um machucado. Não senti nadinha, é como se não houvesse sido comigo. Quando a gente morre, deve ser a mesma coisa. Não sei como foi quando vc tomou anestesia geral, se houve um apagão, àquela épaca ainda fora de moda, ou o quê.

Mas, com tudo isso, fica aquela dúvida incômoda. Para onde vai tudo o que se aprendeu, sentiu, etc? Se desvanece e pronto? É um tanto estranho isso, como dizia Vinícius naquela música Cotidiano n.2: "Aí, pergunto e Deus que escute amigo: se foi pra desfazer, por que é que fez?"

Por que é que fez??

Luiz Leitão da Cunha disse...

Tem + uma coisa que eu queria dizer aqui:

A teoria de Tudo, ou da unificação, ainda não foi elaborada, mas parece razoável crer que as 4 forças fundamentais são uma só: Gravitação, nuclear forte e fraca e eletromagnética. E nós somos feitos delas.Se o Universo se evanescer, pra onde irá tudo isso, fará puft! e pronto? Por outro lado, no caso de nós, pessoas ditas pensantes, também não dá pra acreditar num Céu idílico, como pregam as religiões, inclusive o islamismo com as virgens no paraíso(êta fantasia machista essa, hein?).

Mas é duro acreditar em nada depois, embora seja mais racional. Não sou adepto desses deuses todos, mas também não consigo pensar de modo ateu. Agnóstico, como Darwin, sim.

Gerson Rangel Brasil disse...

Se o céu islâmico é só para os homens, para onde vão as mulheres muçulmanas depois da morte? Será que elas se transformam nas tais virgens para continuar servindo aos homens? Deve ser uma vida dura, hein?!

Anônimo disse...

É... esse livro aos 15, fiquei espantada, aos 22 entusiasmada... aos 30,achei balela, aos 36, só lacan tinha razóes,e duvidosas...
E a soma, aos 46, é uma afirmaçao da vida!
abço!
http://palabras-aladas-ruth.blogspot.com/