E o papa, hein?! Tem milhões de seguidores. Tem os que sempre foram seguidores e tem a rede globo forçando uma tremenda barra, entupindo seus jornais com as notícias sobre a visita do papa. Para conquistar novos fiéis? Quem sabe?
Arrisco um palpite. Acredito que seja polêmico. Penso assim: a rede globo conhecendo bem uma parcela expressiva de brasileiros que ainda se dizem católicos quando precisam preencher alguns formulários ou mesmo quando são perguntados informalmente se seguem alguma religião, e sabendo que esse tipo de "católico" não segue fielmente os preceitos do Vaticano, pois bem, eu dizia, acho que é pra esses daí que a rede globo está fazendo esse jogo de cena. E por que? Acho que é porque o número de seguidores de denominações evangélicas, principalmente as neo-pentescostais, tem crescido a ponto de ameaçar o predomínio católico no Brasil. E muitas dessas igrejas evangélicas tem um controle rígido sobre a conduta moral de seus fiéis. Tenho constatado a partir de conversas com diversos tipos de avengélicos que muitos deles seguem fielmente essas regras de uma forma que muitos católicos nunca seguiram. A questão do sexo antes do casamento, por exemplo. Vamos ser honestos (me dirijo aos "católicos" que não são, digamos, seguidores muitos rigorosos das normas da religião): dá pra acreditar que muita gente segue isso direitinho? É claro que não. Outro dia mesmo eu estava conversando com uma amiga católica que é contra o aborto. Ela dizia que entendia minhas razões mas continuava com seu ponto de vista. E eu perguntei a ela, que é solteira, o que achava do sexo fora casamento (coisa que ela, obviamente pratica). Ela me disse que aí não dava pra aceitar a exigência do papa. Pois é, disse eu, que moral dupla. Você é contra o aborto dos outros porque não é um problema que te afete nesse momento. Mas não abre mão de fazer sexo mesmo que de uma forma que a SUA igreja não aprova. Muito conveniente, não?
Voltando ao começo. Onde é que entra a rede globo nessa história? Entra da seguinte forma: a globo prefere fazer o jogo de que apóia os mandamentos do papa porque como rede de televisão vai continuar mostrando o que bem entende (e dê audiência, é claro!) como cenas de sexo quase explícito às 18 horas e nos filmes que passa, cenas violentíssimas com violência urbana, guerras etc, sem as restrições que muitos evangélicos têm a esses temas. Além disso, os canais de TV evangélicos são concorrentes de TV globo. Isso talvez explique a saturarçao de matérias sobre o papa que ela impôs nos dias da visita deste ao Brasil. A ponto de encher a paciência de qualquer um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário